terça-feira, 16 de dezembro de 2008

A luta pela faixa preta

A empresa de renome multinacional (Champs) fará uma festa (tcheptchuras) para o lançamento (tcham tcham tcham tcham!) dos uniformes novos do Vasco na sede náutica da lagoa (tchibum!).

O local de lançamento do novo manto sacrossanto não poderia ser mais coerente do que a lagoa, já que a vaca foi para o brejo, engolimos o sapo cururú da beira do rio mais gordo que existia no campeonato passado (e não foi pela boca, foi pelo cururú mesmo), queremos tirar o ganso do lodo (meu avô já dizia) e, ainda assim, afogaremos o ganso mais tarde e em outras águas (o Cadeirudo já dizia)... Deus sabe o que passamos!

Depois de tanto fuzuê por causa da ausência da faixa tradicional, do simbolismo do cometa Halley (Donatella e Zé Bob) nos uniformes e tal... parece que tudo vai ficar como é: faixa no primeiro e no segundo uniforme que, dessa vez, representarão as gazes e os curativos das feridas que tivemos cobrindo diretamente o peito esquerdo, como uma tipóia de um soldado alvejado.

A luta pelas faixas em uniformes de tradição é coisa muito antiga. Prisioneiros de Bangu1 como: Zeca Urubu, Escadinha, Valdiram, Edmundo entre outros marginais, também reivindicaram na década de 90 as tradicionais faixas horizontais de seus uniformes. As múmias da tumba la catumba tumbatá de tutacamãonaminhapica também lutaram pelas faixas emboloradas, porem não estiveram aqui para ver a luta que travamos. Luta que só se renova, já que o Zeca pagodinho vai comprar uma faixa amarela bordada com o nome dela e vai mandar pendurar na entrada da favela.

Vascaídos, a festa na lagoa com certeza vai superar a festa no céu onde a coitadinha da tartaruga caiu de lá de cima e deixou em quadradinhos todo o seu casco que antes era lisinho. Já será melhor do que a do céu, pois não teremos que chamar o urubu que ia ficar urubuzando nosso fardamento e exibindo aquele sorriso de gengiva lisa e dentes cariados, além do mais, poderemos assistir ao espetáculo da árvore da lagoa (ÔÊIÁÔ), caso o uniforme fique feio, brega como a combinação das cores do exu caveira, do tinhoso, do Zé pilintra (ou seja) vermelho e preto.



Saudações vascaínas!

Joaquim Din

2 comentários:

  1. Vão lançar os uniformes lagoa a fundo, junto com a caravela e com a selevasco!

    Manézinho

    ResponderExcluir
  2. HUAhuahauaha...gostei do texto!!

    abraço!

    ResponderExcluir